by Gi Monteiro

Restaurantes driblam inflação com ajuda da tecnologia

 

Tecnologia ajuda restaurantes a driblar alta da inflação

De precificação inteligente até cashback, empreendimentos apostam na experiência para manter o faturamento

 

O primeiro trimestre do ano foi marcado pela alta da inflação, o que causou um grande acréscimo no valor dos alimentos e refletiu nos preços da alimentação “fora de casa”, afetando diretamente restaurantes e deliverys em todo o país. Diante desse cenário e das transformações dos últimos meses, os empreendimentos têm buscado soluções tecnológicas e apostado na experiência para manter os clientes e impulsionar o faturamento. 
 

Uma das saídas encontradas pelos donos de empreendimentos é fazer a precificação de seus produtos a partir de uma análise de CMV (custo da mercadoria vendida). Essa ferramenta analisa os preços de insumos para sugerir valores em prol de melhorar a margem de lucro. “A ideia é otimizar a operação e manter a saudabilidade dos preços do cardápio mesmo com as alterações causadas pela inflação”, explica Marina Lima, especialista de mercado e co-fundadora e Chief Revenue Officer na Zak, startup de gestão integrada para restaurantes.

 

A executiva conta que restaurantes viram na tecnologia uma ótima aliada para driblar a crise por meio de inovação, personalização e relacionamento. “Alimentos são a cadeia do restaurante, tudo impacta a operação – preço de alimento é um dos principais ponteiros. Esse é um momento de colocar em prática estratégias que vão além da venda, mas que garantam a proximidade com o consumidor, entregando uma experiência única e garantindo a fidelização”, afirma.

 

Um dos novos queridinhos dos restaurantes são os programas de fidelidade que vão muito além do cashback, oferecem vantagens diferenciadas como descontos especiais, resultando em aumento na taxa de retorno, maior ticket médio e outros muitos benefícios. O Pandaréu, tradicional restaurante e café em São Paulo, por exemplo, apostou no programa de fidelidade, desenvolvido pela Zak, e viu seu faturamento aumentar mais de 30% em relação aos meses anteriores. “Logo no primeiro mês aproximadamente 12% de todo o faturamento veio de consumidores cadastrados no Cashback Pandaréu e o ticket médio foi 121% mais alto nos clientes fidelizados”, compartilha Eduardo Alves, diretor financeiro do Pandaréu.
 

Além do CMV e programas de fidelidade, a executiva da Zak entende que outras tendências devem se solidificar no mercado de refeições fora de casa. “Cada vez mais falamos de experiência do consumidor e isso é essencial para se destacar no mercado. Além de fidelizar o cliente, esse tipo de inovação ainda é um excelente gatilho para aumento de vendas”, finaliza Marina.
 

Sobre a ZAK

Fundada em 2018, a ZAK é uma plataforma de gestão integrada para digitalização e empoderamento de restaurantes, que atua na América Latina como uma Digital Restaurant Platform sem custo fixo. Com a missão de empoderar os restaurantes a terem sucesso na era digital, a ZAK oferece soluções integradas desde o Ponto de Venda, com gestão centralizada de pedidos, interface simples e intuitiva, sistema 100% na nuvem e backoffice com controle dos dados, até o canal direto (whitelabel) com o consumidor, que engloba solução logística e pagamento integrados. Presente em centenas de restaurantes, é a única empresa do mercado que oferece uma gestão completa com serviços financeiros.

Compartilhe essa notícia

Quem escreve o Pitadas de Entretenimento?

“Eu amo Gastronomia, Viagens, Show, novidades e eventos.
Por isso você vê tudo isso aqui na Pitadas de Entretenimento!”

Siga o meu Instagram

Últimas Notícias

  • All Post
  • Acontece em Ribeirão
  • Casa & Construção
  • Dicas de viagens e Turismo
  • Educação e Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte e Saúde
  • Gastronomia e Receitas
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Moda&Beleza
  • Negócios
  • Shows e Eventos

Risoto Gourmet
Hora du Chef

SÃO 8 SABORES EXCLUSIVOS
para você se tornar o grande Chef do momento!

Edit Template

Show e Eventos

Cultura

© 2024 Criado por FG4 Agência Digital – fg4.com.br