Nestlé investe em Universidades Corporativas para profissionalizar colaboradores em áreas específicas
Nos últimos anos, sete universidades foram criadas pela Nestlé e centenas de colaboradores se formaram em cursos corporativos aprovados pelo MEC ou desenvolvidos em parceria com importantes instituições de ensino do país
São Paulo, dezembro de 2022 — Com o objetivo de atender necessidades específicas das suas diversas áreas de atuação, em 2015, a Nestlé iniciou um movimento voltado para a capacitação profissional de seus colaboradores, desenvolvendo, com isso, universidades corporativas e cursos técnicos próprios. Desde então, 340 colaboradores já se formaram e outros 140 estão sendo capacitados.
Atualmente, a Nestlé possui quatro universidades corporativas com cursos de Graduação, Pós-Gradução e até um MBA nas áreas de Supply Chain —o primeiro da Companhia aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2020–, Finanças & Controle; Vendas; e Transformação Digital & Indústria 4.0.
Outras oportunidades foram identificadas e a Nestlé firmou parcerias com diferentes instituições de ensino. Como exemplo, temos a mais recente Universidade de Lácteos & Nutrição, lançada em setembro em parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com foco na produção de leite e seus nutrientes. Há também a Universidade do Café, com o curso “Do Grão à Xícara”, que oferece conhecimento nos aspectos mais relevantes das tecnologias e dos atributos de qualidade presentes ao longo de toda a cadeia do café, também em parceria com o SENAI-SP; e a Universidade do Chocolate com foco na cadeia do cacau, criada em 2015 com o SENAI para os colaboradores da unidade de Vila Velha, no Espírito Santo.
Além das Universidades mencionadas, a Nestlé também criou a Academia Process Mastership para a capacitação de técnicos de automação, eletricistas e engenheiros com os conceitos de inteligência artificial, ciências de dados, modelamento matemático e gerenciamento de mudança. O curso, que está na sua segunda edição, já capacitou mais de 35 colaboradores. O resultado foi a conclusão de 33 projetos em todas as fábricas da Nestlé no país. Na unidade de Araraquara, em São Paulo, foi implementado o monitoramento dos evaporadores e que, em breve, será levado para todas as unidades da Companhia que possuem esse tipo de equipamento.
Os processos seletivos para as Universidades são organizados em parceria com instituições de ensino e envolvem a aplicação de uma prova aos candidatos, como acontece nos vestibulares.
“Ao longo de todo o ano olhamos para as nossas pessoas e incentivamos o desenvolvimento delas. As Universidades Corporativas, criadas em sinergia com grandes instituições, nos ajudam a atender necessidades específicas do nosso negócio e geram engajamento e motivação interna, além de conhecimento que resulta em eficiência”, afirma Izabel Azevedo, diretora de Cultura e Talento na Nestlé Brasil.
Apenas em 2022, mais de 13.200 pessoas participaram de algum tipo de treinamento oferecido pela Nestlé, o equivalente a 60% do total de colaboradores da empresa.
Ações diversificadas que geram resultados
Como forma de capacitar seus colaboradores como influenciadores digitais e incentivá-los a usar suas audiências nas redes sociais para falar da companhia, em junho deste ano, a Nestlé lançou o Projeto Influencers Nestlé, que já conta com cerca de 800 participantes. O programa possui sessões mensais de capacitação sobre marketing de influência e as diferentes plataformas existentes e dá dicas de como produzir conteúdo e analisar indicadores de sucesso. Os colaboradores inscritos são desafiados mensalmente a produzirem conteúdo e concorrem a prêmios.
Capacitação gratuita para pessoas externas
Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de todas as pessoas que se inscrevem em vagas abertas pela companhia, independente se esses candidatos evoluem ou não nos processos seletivos, a Nestlé lançou, em agosto, uma plataforma de capacitação gratuita com cursos sobre Curiosidade, Inteligência Emocional e Resiliência.
A plataforma tem o objetivo de capacitar mais de 100 mil pessoas este ano e a expectativa é que, anualmente, cerca de 80 mil novas pessoas sejam impactadas com os treinamentos online. Os interessados podem acessar a página de treinamento através desse link e atualizar seus dados para um melhor redirecionamento da trilha de conteúdo.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a Companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.