by Gi Monteiro

Nestlé capacita mais de 460 jovens em gastronomia na 8ª edição do Programa Jovens Talentos Culinários

 

 

Nestlé capacita mais de 460 jovens em gastronomia

na 8ª edição do Programa Jovens Talentos Culinários

 

Parcerias inéditas com o Grupo Mulheres do Brasil e a ONG Gerando Falcões contribuíram para promover e estimular a empregabilidade para jovens e mulheres

 

São Paulo, dezembro 2022 — A 8ª edição do programa Jovens Talentos Culinários da Nestlé, conhecido globalmente como Yocuta (Young Culinary Talents), que aconteceu este ano, capacitou um total de 463 pessoas com idades entre 18 e 30 anos. Jovens em situação de vulnerabilidade social, de todas as regiões do país, receberam o conteúdo de forma 100% virtual.

 

Esse é o primeiro programa da América Latina de apoio a jovens estudantes com o objetivo de revelar talentos da culinária nacional. A novidade dessa edição foi a parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e com a ONG Gerando Falcões para capacitar mulheres e jovens atendidos pelas entidades. Também participaram pessoas selecionadas por instituições e universidades parceiras das edições anteriores como SENAC, Gastronomia Periférica, Instituto Ana Rosa, Anhembi Morumbi, Estácio, entre outras.

 

Para facilitar o acesso ao conteúdo, a plataforma de ensino foi disponibilizada via WhatsApp, permitindo login a qualquer horário e de diferentes localidades. Tudo com suporte online 24 horas para auxiliar em caso de dúvidas.

 

A primeira etapa do programa aconteceu 100% online com aulas sobre chocolates; mundo do café; nutrição; sustentabilidade; mercado de trabalho e RH; introdução ao universo plant based; culinários com dicas de bases e molhos; confeitaria focando em massas e bolos, panificação e massa base; empreendedorismo; e tendências food​.

 

Na segunda etapa, 40 pessoas foram selecionadas para participar de dois dias de capacitação presencial no Espaço Culinário de Nestlé Professional, localizado na Sede da Nestlé em São Paulo. A atividade, que contou com a presença das renomadas chefs Simone Izumi e Carole Crema, integra o Master Yocuta, que seleciona os três primeiros colocados no desenvolvimento de receitas com a utilização de técnicas da gastronomia. O tema desse ano foi receitas afetivas e inspiradoras.

Além da capacitação, os participantes receberam acesso à plataforma de recrutamento e seleção TAQE para consultar oportunidades de emprego em empresas já cadastradas. As empresas parceiras da Nestlé também podem consultar os currículos disponíveis nessa mesma plataforma.

“Esse é o primeiro programa da América Latina de apoio a jovens estudantes com o objetivo de revelar talentos da culinária nacional. Além do Brasil, outros 14 países participam dessa iniciativa que, a cada ano, proporciona uma nova perspectiva de futuro para centenas de pessoas”, afirma Patrick Vinicius, chef coordenador do Jovens Talentos Culinários da Nestlé no país.

 

Para o próximo ano, a expectativa do Programa Yocuta é capacitar 700 jovens de todo o país por meio da plataforma virtual e 60 com atividades presenciais a serem realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e também na Região Nordeste.

 

O programa Jovens Talentos Culinários é uma das iniciativas que contribui com o compromisso da Nestlé, em âmbito global, de ajudar 10 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho até 2030. Além de ações como Programas de Trainee, Estágio e Capacitação, a Nestlé possui programas externos que têm o objetivo de aumentar a empregabilidade jovem no Brasil por meio da educação complementar e qualificação profissional.

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.


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