Spagnhol, uma das maiores produtoras de plantas ornamentais do país explora a biofilia em espaços na CasaCor de Ribeirão Preto
A neuroarquitetura tem como base questões ambientais, que fazem a diferença na percepção de um espaço, seja em ambientes residenciais ou corporativos, proporcionando uma instalação mais agradável e aconchegante. A mudança comportamental recorrente da sociedade trouxe a temática da biofilia como uma das vertentes mais importantes na arquitetura atual, com mudança nas tendências e nos projetos abordando elementos que remetam a componentes naturais.
Segundo o último relatório da Human Spaces, no quesito Impacto Global de Design Biofílico no Local de Trabalho, aqueles que trabalham em ambientes com elementos naturais relataram o aumento de até 15% nos níveis de bem-estar, 15%, também, na criatividade e um percentual a mais de 6% em produtividade do que aqueles que trabalhavam em ambientes sem elementos biofílicos.
A Spagnhol, uma das maiores produtoras de plantas ornamentais do Brasil, promove na CasaCor 2022 em Ribeirão Preto um espaço que aborda tendências que trabalham a conexão com elementos naturais, para um quintal residencial, com plantas típicas tropicais, vegetação densa e com a presença de um lago ornamental. se destacam na mostra. A CasaCor vai de 13 de setembro até 30 de outubro.
O sócio proprietário da Spagnhol Plantas Ornamentais e paisagista, Murilo Spagnhol, falou sobre as escolhas dos elementos de vegetação no espaço na CasaCor: “É uma tendência que está em alta. A pandemia fez as pessoas gostarem mais de ficar em casa e de investirem no conforto do lar, essa conexão com a natureza é um pilar importante que fornece vários benefícios”, comenta Murilo.
O tema da CasaCor neste ano de 2022, aborda a temática “Infinito Particular”, onde é trabalhada as questões pessoais do cliente, com a produção de um ambiente intimista e personalizável: “O tema desse ano tem tudo a ver com a biofilia, uma vertente que aborda conforto e aconchego”.
Quem passa pelo espaço “Jardim Tropical”, além de enxergar o projeto botânico, visualiza um lago artificial com o aspecto natural e com água corrente. A composição vegetativa é propositalmente densa, com espécies de diferentes alturas, plantas móveis, alguns tipos de alocásias, com texturas diferentes para inserir o ambiente natural no contexto urbano.
“Trouxemos outros elementos que são importantes para compor um ambiente aconchegante, fresco e harmonioso, como um pequeno lago e mobiliário em cores que remetam paz e serenidade. Venham visitar nosso espaço e conhecer mais sobre nossos produtos”, completa.
Além do espaço elaborado pelo paisagista Murilo Spagnhol, a Spagnhol está presente em outros espaços da CasaCor, como o “Quintal do Músico”, dos arquitetos Márcia Mendes e Pedro Ivo Ribeiro.
Sobre a Spagnhol
A história da empresa tem início em meados da década de 50, com a produção de arvores frutíferas: o abacate, a manga e a laranja, eram as principais plantas fornecidas até o ano de 1972 Em 1982, Jades Spagnhol iniciou trabalhos de paisagismo com seu pai, aproveitando também a oportunidade para comercializar plantas ornamentais. Logo, na década de 90, inaugura um novo modelo de negócio, a atualmente conhecida e referenciada Spagnhol Plantas Ornamentais.
A Spagnhol conta com mais de 44 hectares de produção de plantas ornamentais além de produção própria de terra vegetal e casca de pinus que são distribuídas por todo o país.
Além da produção, conta com 5 lojas no interior de São Paulo nas cidades de Cordeirópolis (Matriz), Piracicaba, São Carlos e a mais recente unidade em Ribeirão Preto, onde comercializa as plantas produzidas pela empresa, produtos e acessórios para casa e jardim, além de oferecer serviços de paisagismo para os clientes da região.
No atacado a Spagnhol está presente no GranFlora localizado no Veilling Holambra onde suas plantas são distribuídas para todos os estados brasileiros.
Com as tecnologias mais avançadas do mercado, com métodos especiais de manejo e acompanhamento técnico especializado para os clientes.
A unidade de Ribeirão Preto está localizada na avenida Maurílio Biagi, 2112, no bairro Ribeirânia.