Evento realizado na Mansão Galo Bravo trouxe Alexandre Aagesen, estrategista de investimentos na XP Investimentos e Jannie Li, estrategista de ações da XP Inc
Para conectar empresários e associados com as principais tendências globais em negócios, informações valiosas e privilegiadas de mercado, a Amcham, Câmara Americana de Comércio de Ribeirão Preto, realizou no dia 23 de novembro, na Mansão Galo Bravo, um coquetel para falar sobre as perspectivas econômicas para o Brasil em 2023. O evento contou com a presença de Alexandre Aagesen, estrategista de investimentos na XP Investimentos e Jannie Li, estrategista de ações da XP Inc. Rodrigo Forcenette da Brasil Salomão Advogados foi o mediador do bate papo.
De acordo com Jannie Li, o ano de 2022, em especial, tem sido muito dominado pelo ambiente macroeconômico e geopolítico. Desta forma, a narrativa atual parece estar migrando de inflação alta e persistente para uma recessão global. “Para o Brasil a inflação alta e persistente traz um cenário positivo, pois investidores globais buscariam ativos reais. Já a recessão econômica, traz um cenário negativo, pois os ativos de risco sofrem correção e os mercados desenvolvidos desempenham melhor do que mercados emergentes”, avaliou.
Para 2023 os estrategistas destacaram três coisas a serem observadas no cenário global. “Bcs devem continuar a subir os juros nos próximos meses, mas há sinais de altas mais moderadas, o que seria positivo para os ativos de risco. A recessão nas principais economias continua aumentando, o que poderia ser negativo para o Brasil e outros mercados emergentes, com mercados desenvolvidos apresentando um melhor desempenho à medida que investidores globais buscam ativos mais defensivos. Um crescimento sólido da china no ano que vem poderia dar um forte impulso para a demanda global, o que seria positivo para o Brasil. Por outro lado, se o crescimento chinês decepcionar novamente, isso poderá arrastar a economia junto”, apontaram.
Willy Lobbe, gerente da AMCHAM do interior de São Paulo, falou que o evento foi uma oportunidade de trazer questões econômicas e também de apresentar alguns setores que estão recebendo investimentos atualmente. “Ficamos muitos felizes de poder reunir grande parte da base das empresas de Ribeirão Preto para trazer experiências, desafios e informações. Para 2023 a AMCHAM irá trabalhar com 4 pilares de temas que são fundamentais para o desenvolvimento das companhias, práticas ESG, inovação, liderança humanizada e competividade Brasil. A ideia é criamos cada vez mais um ambiente propício para debates”, conclui.
O escritório da AMCHAM Ribeirão está localizado no Dabi Business Park, localizado à rua General Augusto Soares dos Santos, 100, no Jardim Botânico. Empresas que tenham dúvidas ou interesse em conhecer a nova estrutura podem marcar uma visita pelo telefone (16) 2132-4599 ou pelo e-mail matheus.santos@