Empresas como Mana Poke, Instituto Embelleze e Terça da Serra mostraram resiliência frente ao cenário de inflação e incertezas macroeconômicas de 2022
O franchising brasileiro demonstrou uma retomada gradual e acelerada, além de muita resiliência frente aos obstáculos enfrentados pela economia durante o ano de 2022. Segundo pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou R$ 211,4 milhões em 2022, uma alta de 14,3% em relação a 2021, quando registrou faturamento de R$185 milhões.
Dos 11 segmentos de franquias, Saúde e Bem-Estar, Beleza e Alimentação – Food Service foram os que mais se destacaram, registrando crescimento de 21,5% no faturamento em relação a 2021. A retomada dos pontos físicos, as vendas de delivery já incrementadas e a alta no ticket médio devido à inflação contribuíram para puxar o crescimento e bom desempenho do segmento de alimentação fora do lar.
Acompanhando esse ritmo acelerado, a rede de comida havaiana Mana Poke tem apresentado forte atuação no mercado de food service e segue em franca expansão. A rede é uma das empresas do setor de comida havaiana que mais ascendeu nos últimos anos, e passou de 21 lojas em maio de 2022 para 34 neste ano, registrando um faturamento de R$ 74,3 milhões no ano passado.
“Tivemos um crescimento no faturamento de toda a rede de 113% se comparado a 2021. E a previsão é fechar 2023 com 40 lojas em operação, buscando expansão para as regiões sul e nordeste do país. O modelo de operação simplificado da Mana Poke tem atraído novos investidores e o aumento na busca por alimentação saudável também contribuiu para o ótimo desempenho das vendas no setor”, explica o sócio da Mana Poke Gustavo Pavan.
A Mana Poke, fundada em 2018, tem o propósito de levar alimentação saudável e de qualidade para os mais diversos públicos e conta com unidades com decoração descontraída, ar-condicionado e inspiradas no Havaí, com pranchas e trilha sonora de surf music.
O investimento inicial para abertura de uma franquia Mana Poke é de R$ 350 mil com faturamento médio previsto de R$ 120 mil a R$ 400 mil, com prazo de retorno de investimento que varia de 18 a 24 meses.
Beleza: setor em alta no pós pandemia
O setor de beleza também tem sido favorecido no pós pandemia e tem mostrado fôlego, registrando crescimento de 21,5%. O bom desempenho pode ser explicado por dois fatores: mudanças de comportamento e hábitos do consumidor e maior profissionalização do setor.
Acompanhando essas novas tendências do setor de franquias, o Instituto Embelleze, a maior rede de franquias do segmento de beleza da América Latina, está com planos de expansão para 2023 e a implementação de novos projetos. Começando o primeiro semestre desse ano com uma nova gestão, ações já foram implementadas com foco no conteúdo pedagógico como, por exemplo, a atualização de normas e procedimentos internos, melhor qualificação do time interno da rede de franquias, contratação de nova agência de publicidade e formação de comitês técnicos, visando mais proximidade com os franqueados.
O novo CEO do Instituto Embelleze, Roy Khouri, também anunciou projetos e novidades para 2023, como um novo curso de cabeleireiro profissional com técnicas inovadoras e exclusivas do instituto Embelleze; a implementação de embaixadores técnicos em cada curso com profissionais renomados; o aperfeiçoamento do modelo híbrido de aulas (online e presencial); treinamento comercial nas franquias, assim como treinamentos aos instrutores pedagógicos; investimentos na marca Instituto Embelleze que ganhará novo posicionamento e a busca por excelência nos ratings de avaliação.
Além disso, Khouri adiantou que dez novas franquias do Instituto Embelleze devem ser instaladas em 2023. “Este é o novo Instituto Embelleze, que continua em franca expansão no Brasil e na América Latina. Além disso, a marca ganha este ano um novo posicionamento de marca voltado a ações de mídia com pessoas reais, cases de ex-alunos que empreenderam, muita paixão na transformação de vidas , pois isso faz parte do nosso DNA”, completa o CEO.
Saúde e bem-estar
No setor de saúde e bem-estar, as franquias especializadas em cuidados humanizados viveram um notável crescimento após a pandemia. Apenas no último trimestre, houve um aumento significativo de 14,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A rede de franquias Terça da Serra é um exemplo de franqueadora que apresentou um crescimento significativo durante a pandemia e conseguiu manter esse ritmo mesmo após a diminuição dos casos no país. Como a principal rede de residenciais sênior do Brasil, o grupo, que tem como sócio a SMZTO, inaugurou 20 novas unidades em 2022, alcançando um faturamento de R$ 80 milhões.
Levando em consideração também a expectativa de longevidade dos Brasileiro, em 2023, a rede tem planos de expandir ainda mais suas operações, com a meta de entregar 40 novas unidades e alcançar a marca de 140 residenciais em todo o território nacional. Com essa expansão, o faturamento deve ser de R$110 milhões. Segundo o diretor da companhia, Pedro Moraes, a abertura dessas novas unidades é uma resposta direta ao aumento de expectativa de vida da população.
“Durante a pandemia, as pessoas passaram a buscar lugares mais seguros para seus idosos, e os residenciais se tornaram a escolha mais popular. Esse fenômeno impulsionou a demanda por hospedagem e mudou a percepção das pessoas em relação aos residenciais, que antes eram vistos como abandono, mas agora são reconhecidos como um ato de cuidado e amor para com seus entes queridos. Além disso, a busca por uma melhor qualidade de vida após esse período tem aumentado consideravelmente. Manter o idoso em um residencial que oferece atividades e proporciona a continuidade de uma vida ativa tornou-se um cuidado adicional com os familiares,” relata Pedro Moraes.
Sobre o Mana Poke
A rede de franquias Mana Poke, após o sucesso das primeiras unidades em Campinas, decidiu levar a experiência da culinária havaiana como uma opção saudável para todo território nacional. Atualmente são 24 unidades instaladas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Tendo o poke, prato típico havaiano, como carro-chefe do cardápio, e a decoração das unidades ambientadas com referências ao Havaí e trilha sonora com surf music como marca registrada.
A missão da Mana Poke é popularizar o acesso à alimentação saudável, oferecendo uma refeição a preço justo e com qualidade aos clientes. Além disso, quer ser referência em comida havaiana no Brasil, tendo como valores a experiência do cliente, o trabalho em equipe e a valorização de todos os parceiros.
A agenda social também está no DNA da holding, que realiza o Mana Day, conjunto de eventos beneficentes que tem o propósito de arrecadar recursos financeiros para o Instituto Ecosurf, organização brasileira que reúne especialistas ambientais comprometidos com a saúde dos oceanos e proteção das zonas costeiras e marinhas.
Acompanhe a Mana Poke nas redes sociais:
Sobre Instituto Embelleze
Criado em 2003, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias do segmento de beleza na América Latina. Buscam ajudar as pessoas a reescreverem suas histórias e se transformarem em profissionais inspiradores do universo da beleza. Afinal, para o Instituto, a beleza ultrapassa o limite estético, porque é fonte de bem-estar, amor próprio e felicidade. Já são mais de dois milhões de profissionais formados e que aceitaram o desafio de encontrar a melhor versão de si mesmos. Além disso, são mais de 150 mil alunos inscritos nas unidades espalhadas pelo Brasil todo, que estão presentes em 99% dos estados brasileiros e que não param de aumentar.
Acompanhe o Instituto Embelleze:
Site: Link
Facebook: Link
Instagram: Link
Sobre o Terça na Serra
O Grupo Terça da Serra nasceu em 2014 em função da carência, notada pela médica Joyce Duarte Caseiro, de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade na região de Campinas. Com a missão de oferecer hospedagem e cuidados de alto padrão para idosos, de forma humanizada, respeitando a individualidade dos hóspedes e, dessa maneira melhorar a qualidade de vida, o residencial sênior é referência na relação e cuidado com os hóspedes.
Contatos para pautas:
Paloma Stuchi – paloma.stuchi@viracomunicacao.
Horácio Busolin Júnior – horacio.busolinjr@viracomunica
Angelo Sastre – angelo.sastre@viracomunicacao.