Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a iniciativa visa alertar e esclarecer dúvidas da população
O mês de abril foi estabelecido como o mês de conscientização do autismo em todo o mundo, tendo o dia 02 como data oficial do movimento. Assim como o “Abril Azul”, o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” tem como objetivo o compartilhamento de informações sobre o TEA e a conscientização acerca do diagnóstico.
Classificado como um espectro no ano de 2013 pela American Psychiatric Association, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar diferentes características e níveis de suporte que vão do 1 ao 3, sendo o 1 menor suporte e o 3 aquele com necessidade de suporte substancial.
Giovana Escobal, doutora em educação especial e diretora do Instituto ABAcare, referência no tratamento de crianças com TEA, comenta sobre a importância da data e da iniciativa. “A informação é uma das melhores formas de combater o preconceito e aumentar o conhecimento, então é de extremo valor que ocorra essa movimentação a respeito de um tema que está cada vez mais inserido em nossos cotidianos, e que ainda assim sofre com discriminações”, afirma a profissional.
Com a perspectiva de unir esforços, fazendo do “Abril Azul” um momento de ensinamentos e lições, o Instituto Abacare disponibilizará durante o mês mais uma edição do curso de Aplicadores ABA, voltado para os conhecimentos na Análise do Comportamento Aplicada.
Dafne Fidelis, mestre em psicologia e diretora do Instituto Abacare, discorre a respeito da capacitação ofertada e sobre como ela pode auxiliar na difusão de conhecimento sobre o transtorno do espectro autista. “O curso capacita pessoas para a função de aplicador ABA para a criança com TEA, possibilitando maior inclusão e socialização dela. Com o crescimento na procura pela capacitação, vem também o aumento de informações sobre o autismo, em que cada vez mais pessoas têm contato direto ou indireto com o tema, contribuindo para a desmistificação do espectro e do preconceito com pessoas autistas”, finaliza ela.
Para dar mais visibilidade à iniciativa, o Instituto Abacare também realizará, no dia 28 de abril, o “Aprendendo juntos sobre autismo”. O evento acontece de forma gratuita, no Parque Dr. Luis Carlos Raya, em Ribeirão Preto, das 9h às 12h, oferecendo painéis de informação, exercícios físicos e rodas de conversas para os participantes.
Sobre o Instituto Abacare
Em atuação desde 2018, o Instituto Abacare oferece apoio intensivo a pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), atrasos intelectuais e atrasos de linguagem. O objetivo da instituição é auxiliar esse público no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sociais, linguagem e também habilidades de vida diária, além do enfraquecimento de comportamentos disfuncionais socialmente para uma vida mais produtiva, independente e feliz.
Para mais informações sobre este e demais cursos, sobre a instituição e sua atuação, entre em contato via telefone pelo número (16) 3329-2359, ou vá até uma de suas unidades físicas, localizadas nas cidades de Ribeirão Preto (SP) e João Pessoa (PB).