Palestrantes da 5ª edição do MEX, evento promovido por Accrom e Acirp, apontam que aproximadamente 50% do mercado de comércio exterior é ocupado por elas
O pioneiro evento “Mulheres Empreendedoras do Comex” (MEX), que acontece em Ribeirão Preto-SP, trouxe à tona discussões importantes a respeito do papel das mulheres no mercado de logística internacional. Realizado na última terça-feira, 12 de março, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o encontro reuniu um público interessado no assunto que acompanhou insights e inspirações do setor.
A quinta edição do MEX foi marcada por uma atmosfera de empoderamento e colaboração. Sob a liderança de Sandra Brandani, a primeira mulher presidente da Acirp em seus 120 anos de história e Cristiane Fais, CEO da Accrom Consultoria em Logística Internacional, o evento contou com a participação de renomadas palestrantes do setor.
“O Mex é um espaço que destaca a perspectiva feminina e incentiva a expansão da presença delas no comércio exterior. Queremos cada vez mais profissionais e empresárias atuantes, pois isso dá força ao desenvolvimento de nossa região e de nossa balança comercial”, afirma Brandani.
Carolina Faeda, diretora de compras da Suprir; Juliana Mazão, Gerente de Procurement Latam da Syngenta; e Maria José Fachini de Oliveira Paron, Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA, compartilharam suas experiências, desafios e conquistas ao longo de suas carreiras profissionais.
O talk show proporcionou aos participantes uma visão aprofundada do mercado de logística internacional sob várias perspectivas femininas. Desde estratégias de gestão até a superação de obstáculos, as palestrantes ofereceram insights valiosos para inspirar outras profissionais a trilharem caminhos de liderança nesse setor.
“Nosso objetivo é fortalecer o mercado feminino e promover a igualdade de gênero em cargos de liderança. Hoje somos 52% do mercado de logística internacional, mas ainda somos menos de 30% nos cargos de liderança”, destacou Cristiane Fais, ressaltando pesquisa recente da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e a importância de eventos como o MEX.
Após as palestras, um coquetel proporcionou um ambiente propício para networking e troca de experiências entre as participantes. “As vagas para a edição deste ano se esgotaram rapidamente. Isso confirma não só o reconhecimento do público feminino, mas também a existência de demanda forte por mais espaços que reconheçam e valorizem a contribuição das mulheres no mercado de trabalho”, aponta Thayná Rais, assessora de Comex na ACIRP
O MEX 2024 foi mais do que uma simples reunião de profissionais; foi um marco na promoção da diversidade e inclusão no setor de logística internacional. Com o sucesso desta quinta edição, fica a expectativa para futuros eventos que continuem a impulsionar o avanço das mulheres empreendedoras no Comex.